A importância dos jogadores: Zonic atribui o sucesso à equipe
Os números de Danny “zonic” Sørensen, da Vitality, são impressionantes. Com a conquista do Blast.tv Paris Major, ele alcança seu quinto título mundial como treinador, consolidando-se como um dos maiores no cenário de Counter-Strike. Além dos Majors, o técnico acumula títulos de tier-1 em diversas competições. Durante uma entrevista para a Dot Esports, logo após a vitória sobre a GamerLegion, zonic comentou sobre ser o melhor técnico e destacou o papel fundamental de um treinador.
“Obviamente, em termos de estatísticas, pode-se argumentar que sim, mas para mim, realmente não penso nisso, porque existem muitos bons treinadores”, disse Danny “zonic” Sørensen ao repórter Mateusz Mitre, da Dot Esports. “Muitas pessoas têm a percepção de que os treinadores são apenas gênios táticos e que isso é o que os torna bons, mas existem tantas camadas nisso: como você aborda os jogadores, como lida com eles individualmente, como estrutura sua vida, como planeja para garantir que esteja pronto para cada torneio.”
THE 🐐 COACH
— Team Vitality 🐝 (@TeamVitality) May 21, 2023
5 MAJOR TROPHIES AS A COACH@zonic #VforHistory pic.twitter.com/kLFLbKACm8
O treinador também acrescentou que muitos receberiam os créditos após vencer cinco Majors, mas atribui o sucesso de sua carreira principalmente aos jogadores. “Eles [jogadores] sentem muito mais o jogo, o trabalho [de coaching] que é feito principalmente antes do torneio”, afirmou. “Não estou pensando muito nos cinco Majors que venci, estou apenas focado nas equipes que tive sob meu comando, e definitivamente é graças a eles.”
Além do Blast.tv Paris Major conquistado com a Vitality, o treinador também venceu o ELEAGUE Atlanta Major em janeiro de 2017, o FACEIT London Major em setembro de 2018, o IEM Katowice Major em março de 2019 e o StarLadder Berlin Major em setembro de 2019, todos com a Astralis. O único treinador a conquistar mais de um título mundial é o brasileiro Wilton “zews” Prado, com passagens pela Luminosity Gaming e SK Gaming.
Capa: Stephanie Lindgren | BLAST