Valve anuncia decisões que mudarão as grandes competições de Counter-Strike

Valve anuncia novidades para o cenário competitivo do CS a partir de 2025

Teremos algumas mudanças no sistema competitivo do Counter-Strike a partir de 2025. Essas novidades foram reveladas pela Valve na tarde desta quinta-feira (3), através suas redes sociais. 

A principal ideia é ter um calendário mais amplo que ajude equipes de Tier-2 ou 3 a participarem de campeonatos importantes, proporcionando mais vagas para as melhores equipes. A Valve cogita retirar as ligas com organizações parceiras, como a ESL e a BLAST.

“Nos últimos anos, vimos o CS profissional se afastar do ideal. O ecossistema tornou-se gradualmente menos aberto, com acesso aos níveis mais altos cada vez mais limitado por relações comerciais. Achamos que o CS deve ser um esporte aberto”, publicaram.

Com as novas regras, caso os campeonatos queiram convocar equipes diretamente para os torneios, será utilizado o ranking da própria desenvolvedora, ou as vagas serão ocupadas por meio de seletivas abertas. A ideia é democratizar o processo de qualificação, buscando ter as melhores equipes com base no mérito, e não por parcerias comerciais.

“Acreditamos que o Counter-Strike deve ser um esporte aberto para todos, então acrescentaremos novos requisitos para as empresas que desejarem organizar grandes campeonatos. Os detalhes ainda estão sendo discutidos”, explicaram.

Após a Valve tornar essa discussão pública, as principais organizadoras publicaram notas sobre o assunto. A BLAST, por exemplo, que é uma das principais organizadoras, não apenas de Counter-Strike, mas também de Rainbow Six, comentou que: “Hoje, a Valve anunciou mudanças para os critérios futuros de qualificação para a Elite do Counter-Strike profissional (…). BLAST Premier permanecerá parte integrante do tier 1 do CS neste novo ecossistema aberto.”

Já a ESL, fez um comentário mais curto, apenas respondeu à publicação da Valve com “Vamos fazer isto”. E o Ulrich “theflyingdj” Schulze, vice-presidente sênior da empresa, escreveu que “Anunciaremos mais detalhes sobre isso nos próximos meses.”

Capa: PGL Antwerp Major 202 Antwerp Sportpaleis | @brcho_

Entretanto, as futuras diretrizes apenas serão implementadas a partir de 2025, devido aos contratos de longa duração firmados entre várias organizações e as empresas ESL e BLAST nas últimas temporadas. O propósito é conceder um período para que todos se adaptem aos efeitos das medidas.

Leia Mais:

Siga o Portal Counter-Strike no Instagram, TikTok, Twitter e YouTube e fique por dentro de tudo que acontece no universo do game.

Compartilhe:

Recomendado Para Você