Ucrânia publica lei proibindo atletas de jogos eletrônicos jogar torneios onde atletas russos estejam presentes

Equipes como FORZE e Aurora que podem estar no Major de Paris, possuem cinco jogadores russos em seus elencos 

O ministério da Juventude e Esportes da Ucrânia proibiu delegações nacionais ucranianas de participar de competições em que atletas da Federação Russa e Bielorrússia estejam competindo. O decreto foi publicado no site oficial do governo ucraniano.

Caso a proibição seja ignorada, o governo poderá tirar a autorização oficial para os atletas saírem do país. A restrição é colocada em títulos esportivos olímpicos e não olímpicos, aos quais pertencem os esportes eletrônicos.

O técnico do Monte, Serhij “lmbt” Bezhanov, em seu canal no Telegram, explicou que os jogadores ucranianos estão recebendo permissão para deixar o país com a Federação Ucraniana de Esports. Esta organização, por sua vez, consegue permissão através do Ministério da Juventude e Esportes, resta saber se o governo decidirá restringir isso.

Foto: Josip Brtan/IEM Katowice 2023

Entretanto, Vitaliy “v1lat” Volochai, fundador do Maincast, acredita que a lei não afetará os atletas de esports. Ele acha que o decreto só incluirá esportes que contam com seleções, e jogadores de esports não se enquadram neste quesito. Mas, conforme o canal no Telegram de outro apresentador, Oleksandr “petr1k” Petryk , os times de esports são listados como seleções nacionais quando recebem permissão para cruzar a fronteira, o que poderia implicar com a lei estabelecida pelo governo ucraniano.

Os jogadores da NAVI no exterior não serão afetados pela lei – s1mple e b1t deixaram a Ucrânia antes do início da guerra e Andrii “npl” Kukharskyi pode cruzar a fronteira sem problemas até completar 18 anos. A situação do jogador também ucraniano, Daniil “headtr1ck” Valitov, ainda não está clara, pois o mesmo completou a maioridade quando estava fora de seu país.

Caso os esportes eletrônicos sejam inclusos nesta lei, a restrição pode afetar diretamente muitas equipes ucranianas, incluindo a NAVI e o Monte. Esses dois times acabaram de se classificar para o BLAS.tv Paris Major 2023 através do RMR Europeu.

Nos próximos dias devemos esperar anúncios de organizações que esclarecerão o destino de suas equipes no que diz respeito a sair do país para participar de competições. 

Capa: Josip Brtan/IEM Katowice 2023

Leia Mais:

Siga o Portal Counter-Strike no Instagram, TikTok, Twitter e YouTube e fique por dentro de tudo que acontece no universo do game.

Compartilhe:

Recomendado Para Você