Três dos maiores times do CS:GO que ficaram na história

Dez anos de domínio no Counter-Strike: Global Offensive

Nos mais de dez anos desde o lançamento do CS:GO, equipes lendárias têm se destacado, alcançando o topo das classificações e deixando seus nomes marcados na história do jogo para sempre. Desde os seus primeiros dias até o presente, essas equipes tiveram seu período de domínio, esmagando a concorrência e estabelecendo-se como referências incontestáveis no cenário profissional.

Com o surgimento iminente do Counter-Strike 2, já podemos destacar as melhores equipes de todos os tempos, no período de suas Eras. A lista é subjetiva e cada um pode ter uma opinião diferente, mas estas equipes conseguiram revolucionar a ideia de gameplay, vencendo praticamente todos os torneios que disputaram. Abaixo, apresentamos o Top 3 das maiores equipes:

#3: FaZe Clan (2022-)

Foto: FaZe com troféu do IEM Cologne 2022 | Helena Kristiansson/ESL

Apesar de ser uma organização considerada inconsistente ao longo dos anos do Counter-Strike, é inevitável não citar o período de 2022 em diante da FaZe Clan. Venceram diversos torneios Tier-1 após a contratação de Robin “ropz” Kool em janeiro do ano passado, no lugar de Olof “olofmeister” Kajbjer, elevando a qualidade do time. Junto com Finn “karrigan” Andersen, Russel “Twistzz” van Dulken, Harvard “rain” Nygaard e Helvijs “broky” Saukants, eles se tornaram um supertime que o FaZe supertime original só podia sonhar em ser.

Apenas em 2022, a FaZe conseguiu vencer a ESL Pro League Season 15, a IEM Katowice, a IEM Cologne e o mundial da PGL Stockholm Major. No ano seguinte, em 2023, conquistaram o Intel Grand Slam depois do título da ESL Pro League Season 17, em março. Apesar de não terem ido muito bem nas quartas de final Blast.tv Paris Major e nos últimos dois campeonatos, Gamers8 e IEM Cologne, ainda estão entre os melhores jogadores do CS:GO. Outras campanhas de destaque neste período incluem o vice-campeonato da Blast Premier Fall Finals 2022 e as semifinais da IEM Dallas 2023.

#2: Luminosity Gaming/SK Gaming (2016-2017) 

Foto: SK Gaming vencendo a ESL Pro League Season 6 Finals | HLTV

Uma das maiores equipes da história do CS:GO, essa equipe brasileira marcou uma geração com seus títulos, e serão dificilmente repetidos no país. Composta por Gabriel “FalleN” Toledo, Marcelo “coldzera” David, Fernando “fer” Alvarenga, Epitacio “TACO” de Melo e Lincoln “fnx” Lau, eles se tornaram a primeira equipe de fora da Europa a vencer um Major em 2016. Naquele ano, conquistaram dois mundiais consecutivos, com o homem gelado como MVP em ambas as ocasiões.

Venceram seu primeiro Major na MLG Columbus, graças em parte à jogada icônica de coldzera com AWP pulando contra a Liquid nas semifinais, ajudando a virar a partida. Em seguida, conquistaram o segundo Major, representando a SK Gaming, na ESL One Cologne. No ano seguinte, embora não tenham vencido outro mundial, dominaram e conquistaram praticamente todos os campeonatos que disputaram.

Só em 2017, eles levantaram a taça da cs_summit 1, IEM Sydney, ESL One Cologne 2017, DreamHack Summer, ESL Pro League Season 6, entre outros. Apesar da troca de jogadores, com a saída de fnx para a entrada de João “felps” Vasconcellos, mantiveram sempre o mesmo nível. Lembrando que neste período, além dos dois MVPs em Majors, coldzera também venceu o título de melhor jogador do ano pela HLTV em 2016 e 2017.

O core LG/SK redefiniu o Counter-Strike devido ao uso de um AWP IGL, tornando-se a melhor equipe ao longo de dois anos. Além disso, introduziram a posição de lurker durante este período, influenciando o cenário do CS mundial.

#1: Astralis (2019-2021) 

Foto: Astralis levantando o troféu da Blast Pro Series Madrid | HLTV

Nada mais justo do que destacar uma das maiores equipes e formações que já passaram pelo Counter-Strike. A equipe foi formada quase por acidente devido à saída abrupta de Markus “kjaerbye” Kjaerbye, e o quinteto composto por Lukas “gla1ve” Rossander, Nicolai “device” Reedtz, Emil “Magisk” Reif, Peter “dupreeh” Rasmussen e Andreas “Xyp9X” Hojsleth tornou-se uma equipe inigualável durante 2018 e 2019.

Venceram três títulos de Major consecutivos, tornando-se o quarto título da organização, já que haviam vencido um em 2017. Além disso, foram os primeiros a se consagrarem campeões do Intel Grand Slam, vencendo praticamente todos os títulos que disputaram no mesmo período. Quando não venciam, frequentemente terminavam em segundo lugar.

Uma equipe que raramente perdia uma série e era considerada imbatível, mudou completamente a forma de usar utilitários, surpreendendo os adversários com sua tática. O domínio da cena que eles alcançaram não será encontrado novamente tão cedo. A Era Astralis começou a desmoronar quando os jogadores começaram a sair da organização e se juntar a outras equipes, e chegou ao fim em 2021.

Capa: Reprodução

Leia Mais:

Siga o Portal Counter-Strike no Instagram, TikTok, Twitter e YouTube e fique por dentro de tudo que acontece no universo do game.

Compartilhe:

Recomendado Para Você