Suécia reconhece os e-Sports como esporte e inclui a Federação na Associação Nacional de Esportes

Encontro Nacional de Esportes na Suécia aprova a Federação de e-Sports como novo membro da Associação Nacional de Esportes

A Suécia é mais um país que reconhece os esportes eletrônicos como um esporte. Neste fim de semana, ocorreu o Encontro Nacional de Esportes realizado pela Confederação Nacional de Esportes da Suécia, onde tivemos a aprovação da Federação de e-Sports como novo membro da Associação Nacional de Esportes do país.

Neste encontro, foi anunciado o novo presidente da confederação, Karl-Erik Nilsson, substituindo Björn Eriksson. Além disso, a Federação de Fitness Funcional e o Xadrez também foram incluídos nos Treinadores Esportivos do SISU.

Esta foi a segunda tentativa de inclusão da Federação de e-Sports na confederação. A primeira ocorreu em 2021, quando estava prevista a realização do The Internacional de Dota 2, porém o torneio precisava da aprovação para sediar o evento devido à pandemia. Por ter sido negada, o campeonato ocorreu na Romênia.

A Suécia é um dos principais países na modalidade de Counter-Strike, tendo vencido quatro campeonatos mundiais de CS:GO com a Fnatic e o Ninja in Pyjamas, além de outros na época do 1.6. A GODSENT, uma das principais organizações do país, comemorou essa conquista em um post no Twitter.

“Suécia + esports = verdade. Hoje celebramos que os esportes eletrônicos, após anos de luta, finalmente foram aceitos como membros da confederação de esportes. Esta é uma grande vitória para os esports na Suécia e fortalecerá ainda mais nossa posição como uma das principais nações do mundo”, escreveu no post.

A Suécia não é o primeiro país a reconhecer os esports. A França, que sediou o último Major de CS:GO, reconhece desde 2016, e desde o início de 2023, o país emite visto de atleta para profissionais de e-Sport. Isso é bem diferente do que vemos no Brasil, onde a Ministra do Esporte, Ana Moser, foi polêmica duas vezes ao tocar no assunto, e o presidente Lula afirmou que os jogos eletrônicos incitam a violência.

Capa: HTLV/ESL One Cologne 2017

Leia Mais:

Siga o Portal Counter-Strike no Instagram, TikTok, Twitter e YouTube e fique por dentro de tudo que acontece no universo do game.

Compartilhe:

Recomendado Para Você