O vazamento de redução de rounds criar debate sobre qual formato seria melhor
Com o lançamento do VALORANT em 2020, surgiu discussão sobre a redução de rounds totais em um mapa do Counter-Strike. Porém, com o vazamento de que no CS2 terá 24 rodadas ao invés de 30, o tema voltou a tona. Algumas pessoas apoiam o formato atual do CS:GO, enquanto outros jogadores veem vantagens em uma possível mudança para um limite de 24 rodadas. Uma estatística surge para sustentar essa discussão.
Os números oriundos do matchmaking ranqueado oficial da Valve para o CS:GO revelam que 40 por cento das partidas competitivas entre janeiro e julho de 2023 ocorreram no que é conhecido como Short Mode, que possui um máximo de 16 rodadas, exigindo que uma equipe alcance nove rodadas para vencer o jogo. Essa análise estatística foi conduzida pelo csgostats.gg, um website terceirizado especializado.
How do you feel about MR 12? These are the numbers for Games & Hours played in Valve's Ranked Matchmaking! pic.twitter.com/S61JQ8uThe
— CS:GO & CS2 Stats (@csgostatsgg) August 16, 2023
A percepção inicial era de que partidas curtas não eram muito populares, entretanto, o csgostats.gg trouxe à luz uma visão diferente. Agora sabemos que uma parcela considerável da base de jogadores prefere uma abordagem com um limite de 16 rodadas, em contraste com o formato de 30 rodadas. Este modo competitivo foi introduzido durante a Operação Riptide, em setembro de 2021, e a Valve optou por mantê-lo disponível após o término da operação.
O debate sobre qual configuração competitiva é mais adequada iniciou em 15 de agosto, quando o minerador de dados Aquarius revelou que a Valve havia configurado o matchmaking competitivo no CS2, incluindo o modo Premier, para um máximo de 24 rodadas. Esse ajuste é conhecido, informalmente, como a configuração MR12, que foi utilizada nos primórdios do Counter-Strike 1.6 e é notável atualmente no VALORANT. Pessoalmente, muitos jogadores expressaram preferência por partidas de CS:GO com duração de aproximadamente meia hora, em contraposição ao compromisso de até uma hora ou um pouco mais, característico de uma única partida competitiva.
Confirmações acerca dos planos da Valve para o CS2 provavelmente surgirão após a reintrodução do modo competitivo na versão beta, visto que a optaram por desativá-lo na atualização de 15 de agosto.
Capa: Reprodução