Possíveis mudanças na formação da equipe em torno de s1mple e b1t
Segundo rumores, a Natus Vincere pretende dispensar três de seus jogadores: Denis “electroNic” Sharipov, Ilya “Perfecto” Zalutsky e Andrey “npl” Kukharsky. A decisão teria sido motivada pelos resultados abaixo do esperado, especialmente pela má campanha em Paris na Blast Major.
O insider Harumi divulgou essa informação em seu canal do Telegram e acrescentou que a Cloud9 estaria interessada em Perfecto e electroNic. A situação de npl ainda é incerta, ele foi promovido da equipe de base quando a equipe tinha o meta de 6 jogadores no elenco. Com a saída de Viktor “sdy” Orudzhev, ele se tornou o quinto jogador da equipe. Após a pior campanha em um Major na história da NAVI, o jovem jogador foi duramente criticado por seu desempenho individual ruim.
Apesar de não terem comentado sobre o assunto, electroNic removeu qualquer menção à NAVI em seu perfil na Steam. Há algum tempo, o jornalista Luís Mira havia mencionado que npl ou o técnico Andrij “B1ad3” Ghorodensjkyj deixariam a equipe. Foi confirmado por ele que npl não fará mais parte do elenco. Mira também acrescenta que a organização ucraniana pretende internacionalizar sua equipe para expandir as nacionalidades dos jogadores e evitar problemas decorrentes das restrições de viagem impostas pela guerra contra a Rússia.
Outro insider, Jonas, afirmou que tanto npl quanto B1ad3 deixarão a equipe, e a organização construirá um time em torno de Oleksandr “s1mple” Kostyljev e Valerij “b1t” Vakhovsjkyj. No ano passado, a NAVI estava interessada no jogador cazaque Timur “buster” Tulepov, mas decidiu não prosseguir com a negociação devido à necessidade de fazer negócios com a organização russa Virtus.pro.
Em fevereiro, o CEO Yevhen Zolotarov já havia mencionado a intenção de internacionalizar a equipe e comunicar-se em inglês. A equipe de Valorant já adota essa prática, e eles pretendem seguir o mesmo caminho em outras equipes de diferentes jogos, incluindo o CS. O primeiro passo será a contratação de Aleksandr “Aleksib” Virolainen. O insider John Knyaziev mencionou que já existem conversas entre o jogador e a Natus Vincere para a contratação. Se todas essas informações estiverem corretas, a equipe até o momento será composta por:
O próximo compromisso da NAVI é a Blast Premier Fall Group, que ocorrerá em Copenhague, na Dinamarca, de 13 a 23 de julho. O torneio contará com uma premiação total de US$ 177,5 mil e seis vagas para o BLAST Premier: Fall Final 2023. As organizações parceiras que participarão dessa fase são: NAVI, Heroic, BIG, Astralis, Evil Geniuses, FaZe, Complexity, G2, OG, NIP, Liquid e Vitality.
Capa: Josip Brtan/IEM Katowice 2023