Impedimento de deixar o país e exclusão da seleção nacional
Os jogadores ucranianos da Monte e B8 estão impedidos de deixar o país para participar de torneios, conforme anunciado por Anton Markelov, dono da Federação Ucraniana de Esports. Além disso, eles foram expulsos da escalação nacional do CS:GO devido ao não cumprimento do prazo de retorno à Ucrânia, sendo incluídos na lista de infratores divulgada pelo Ministério da Juventude e Esportes.
Essa restrição de viagem se deve ao contexto da guerra entre Ucrânia e Rússia. A Monte já havia informado anteriormente que Viktor “sdy” Orudzhev não poderia participar de alguns compromissos devido a uma pausa que o jogador havia solicitado para descansar. A lista de jogadores afetados contém 236 nomes, incluindo jogadores da Monte e B8. Equipes como a NaVi não foram afetadas porque os jogadores já haviam saído do país antes da implementação dessa nova regra.
Os jogadores da Monte se manifestaram por meio de seus canais no Telegram, informando que a data de retorno era programada para depois do RMR (Regional Major Ranking). No entanto, devido à classificação da equipe para o Blast.tv Paris Major e sua chegada aos playoffs, os jogadores acabaram retornando apenas após o torneio mundial. Até o momento, o B8 não se pronunciou sobre o ocorrido.
Os jogadores listados não poderão mais representar a seleção da Ucrânia no Qualifier Europeu para o IESF World Esports Championship 2023. Atualmente, a equipe ucraniana está sendo representada pelos jogadores da IKLA, que ocupam a 126ª colocação no ranking da HLTV. No Grupo A, eles competirão com Israel, Estônia e Armênia, buscando quatro vagas para o evento principal.
Capa: Reprodução | Anton Markelov