Ministério dos Esportes da Ucrânia divulga lista com jogadores de CS:GO que deixaram o país para competir e não retornaram

Homens maiores de idade não podem deixar o país sem permissão devido ao conflito que está acontecendo com a Rússia

Uma lista foi divulgada pelo Ministério dos Esportes ucraniano contendo nomes de atletas que se ausentaram do país para competir e não voltaram na data em que deveriam. Nesta lista aparecem nomes de jogadores ucranianos que estiveram presentes no BLAST.tv Paris Major 2023. Entre os nomes da lista estão Viktor “sdy” Orudzhev, Volodymyr “Woro2k” Veletniuk e Sergiy “DemQQ” Demchenko da Monte, Arseniy “”cptkurtka023 Derevinskiy, Denis “amster” Liashenko e Mykhailo “OWNER” Lymar da B8.

O comunicado diz que esses jogadores não cumpriram com suas obrigações. Ainda não está claro quais são as possíveis consequências para os cidadãos ucranianos contidos nesta lista, entretanto, o caster de Dota2, Vitalii “v1lat” Volochai, disse que uma das possíveis consequências é a dificuldade em obter autorização para deixar o país a fim de competir no futuro.

A Monte explicou em comunicado oficial que, conforme a resolução, os atletas ucranianos deveriam retornar até o dia 16 de abril. Mas, devido à classificação para o Major após o RMR, a equipe decidiu continuar se preparando para o torneio enquanto permanecia no exterior. Woro2k e DemQQ já estão na Ucrânia, eles atravessaram a fronteira no dia 22 de maio, enquanto sdy, teve seu retorno adiado por motivos de força maior.

Foto: Radosław Makuch/BLAST.tv Paris Major 2023 Challengers Stage

A organização se desculpou com o Ministério da Juventude e Esportes da Ucrânia, e aproveitou para lembrar que seus jogadores falam repetidamente sobre a guerra em todas as oportunidades possíveis, inclusive em transmissões oficiais, quando permitido. A equipe da B8 ainda não se pronunciou sobre o assunto em suas redes sociais.

A Monte qualificou-se para a ESL Pro League Season 18, que se inicia no final de agosto. Considerando a participação de jogadores da Federação Russa, as chances de saída ficam ainda menores porque, conforme o decreto do Ministério, os participantes das delegações oficiais da Ucrânia estão proibidos de participar de eventos esportivos nos quais representantes da Federação Russa ou da República da Bielorrússia se apresentam.

Homens maiores de 18 anos não podem deixar o país sem permissão. O órgão responsável fornece autorizações para atletas, incluindo jogadores de esportes eletrônicos, como no caso de jogadores profissionais de CS:GO.

A lista divulga não inclui jogadores da organização mais famosa, a NAVI. Oleksandr “s1mple” Kostyliev e Valerij “B1T” Vakhovskyj deixaram o país antes do início dos confrontos e, por isso, não tem a obrigação de atender as regras estabelecidas. Quanto a Andrii “npl” Kukharskyi, ele ainda não atingiu a maioridade, por tanto também está excluso da obrigação.

Capa: Josip Brtan/BLAST.tv Paris Major 2023 Europe RMR B

Leia Mais:

Siga o Portal Counter-Strike no Instagram, TikTok, Twitter e YouTube e fique por dentro de tudo que acontece no universo do game.

Compartilhe:

Recomendado Para Você