IEM Cologne: 8 momentos marcantes do campeonato

Uma lista repleta de momentos que estarão para sempre na história do Counter-Strike

O campeonato em Cologne pela ESL já tem quase dez anos de existência. Desde 2014, sob o nome de ESL One Cologne, o torneio está em sua 9ª edição, e diversos jogadores já deixaram sua marca na Catedral do Counter-Strike.

Enquanto os jogos ainda acontecem na Lanxess Arena, na Alemanha, podemos relembrar algumas das maiores jogadas que já aconteceram nos campeonatos até o momento, algumas das quais certamente serão lembradas para sempre.

Hiko x Dignitas – ESL Cologne 2014. 

Na época, a Cloud9 ainda contava com o elenco norte-americano, e a Dignitas tinha seu elenco composto por dinamarqueses, que mais tarde formariam a Astralis. Foi a primeira partida do Grupo D, que ainda contava com Vox Eminor e Titan.

Em um momento crucial, na Mirage, com o placar empatado em 14 a 14 e os dinamarqueses com vantagem de 4×2, Spencer “Hiko” Martin teve um dia inspirado, conseguindo levar três jogadores da Dignitas, impedindo o plant da equipe adversária e vencendo a rodada para a Cloud9.

Olofmeister x Dignitas – ESL One Cologne 2014

Na mesma edição, também contra a Dignitas, na semifinal do campeonato, Olof “olofmeister” Kajbjer representava a Fnatic. Sua jogada ficou eternizada com um grafite em homenagem na Overpass, que ainda permanece no mapa.

Com o placar empatado em 14 a 14 após o plant da equipe dinamarquesa e uma situação de 4×2 para os CTs, olof decidiu fazer um ninja defuse para garantir a vitória. Mesmo com uma molotov lançada pela Dignitas, o jogador conseguiu desarmar a C4 antes de morrer queimado.

KennyS x NAVI – ESL ONE Cologne 2015

Pulando um ano, em 2015, a Team EnVyUs ainda tinha uma equipe formada por franceses, que viriam a se tornar campeões mundiais naquele ano. Eles estavam enfrentando a Natus Vincere, uma época em que ainda não tinham o Oleksandr “s1mple” Kostyljev, que jogava pela Team Liquid, mas Ladislav “GuardiaN” Kovács era um dos destaques da NAVI.

Nas quartas de final do campeonato, durante o mapa da Inferno, os franceses haviam plantado a C4, e a NAVI tentava retomar o controle. Kenny “kennyS” Schrub enfrentou o jogador GuardiaN em uma situação de 1×1, e com tentativas de No Scope pelo AWPer sérvio, o francês levou o jogador na faca.

4 AWP Fnatic x EnVyUs – ESL One Cologne 2015

Ainda em 2015, novamente envolvendo a Fnatic, mas dessa vez a EnVyUS foi vítima da jogada. Era a final do campeonato, e os suecos acabaram se tornando os campeões.

Nessa partida, no início da terceira rodada da prorrogação do mapa, os jogadores da Fnatic decidiram comprar 4 AWPs e, mirando para o meio, conseguiram abater Dan “apEX” Madesclaire. Embora o grafite tenha sido retirado do mapa em uma atualização posterior, essa jogada certamente será eternamente lembrada por todos que a assistiram.

S1mple x Fnatic – ESL One Cologne 2016

A Fnatic retorna mais uma vez para esta lista, mas desta vez como vítima de uma jogada icônica. Oloksandr “s1mple” Kostyljev, ainda atuando pela Team Liquid na época, estava disputando uma semifinal no mapa Cache.

Ele estava em uma situação de clutch 1×2, com os jogadores suecos rotacionando para plantar a C4 no Bomb B. No entanto, s1mple estava lá para impedir e conseguiu eliminar os dois jogadores com AWP e No Scope. Além de não precisar mirar, o jogador ainda abateu o primeiro enquanto pulava, tornando a jogada ainda mais impressionante.

Shroud x NAVI – ESL One Cologne 2017

Michael “Shroud” Grzesiek foi um dos jogadores americanos mais habilidosos da região e, na época, atuava pela Cloud9, que ainda tinha uma equipe NA.

Em uma semifinal contra a Natus Vincere, Shroud ficou em uma situação de clutch 1×3 depois que seu parceiro Tyler “Skadoodle” Latham foi abatido. Mesmo sozinho, o jogador decidiu partir para cima dos adversários, mesmo com a possibilidade de perder o round. No entanto, ele conseguiu eliminar os três jogadores da NAVI e ainda teve tempo de desarmar a C4.

Device x Team Vitality – ESL One Cologne 2019

A Astralis chegou ao campeonato como uma das favoritas para levar o título para casa. Eles eram os atuais campeões de Major, já eram tricampeões, sendo duas conquistas consecutivas, e naquele ano ainda ganhariam a terceira consecutiva, mas a ESL One aconteceu dois meses antes do quarto título.

Durante o campeonato, a Vitality ainda tinha uma equipe completa de franceses, e durante a quarta rodada do OverTime da Inferno, Nicolai “Device” Reedtz estava segurando o Bomb A, e com sua AWP, conseguiu impedir a entrada dos jogadores franceses, eliminando todos os cinco jogadores adversários, com direito a um “espetinho”.

Twistzz x NAVI – IEM Cologne 2022

A mais recente desta lista, a Faze e a Natus Vincere se enfrentaram na grande final. Durante o mapa da Nuke, estavam empatados em 14 a 14, quando Russel “Twistzz” Van Dulken conseguiu levar três jogadores da NAVI e impedi-los de plantar. Sem mais tempo, sua equipe venceu o round e ainda ganhou o seguinte, acabando em 16 a 14 e conquistando o título.

Capa: Troféu da ESL | Helena Kristiansson/ESL

Leia Mais:

Siga o Portal Counter-Strike no Instagram, TikTok, Twitter e YouTube e fique por dentro de tudo que acontece no universo do game.

Compartilhe:

Recomendado Para Você