Ana Moser tem sido polêmica ao falar do cenário de esports.
Maior nome da história do futsal, Falcão não concorda com a ministra Ana Moser sobre a definição de esports. O craque diz ser totalmente a favor dos jogos eletrônicos, além disso, o ex-jogador disse que os tempos mudaram e o Ministério do Esporte precisa rever sua posição sobre essa categoria. A entrevista foi concedida ao LANCE!.
“Ela (Ana Moser) tem que estar consciente que (esports) é um esporte. O mundo mudou, as coisas se renovaram. Acho que ela tem que rever isso. Requer treinamento, jogo em equipe, concentração. Tudo que o esporte em si requer. Tem que treinar muito a mão, o braço, tem que fazer fisioterapia. Acho que ela tem que rever, porque está deixando de considerar um esporte que hoje é referência para muitas crianças. Hoje pode até se dizer que, logo, logo, está empatando com o futebol. Tem que ter essa relação sim.”
Para Falcão, atualmente as crianças e adolescentes se identificam muito com os esports, quando no passado, muitos jovens queriam ser jogadores de futebol ou atletas de esportes convencionais.
“O mundo atual mudou muito. 15 anos atrás todo mundo queria ser jogador de futebol, hoje a ‘molecada’ quer ser youtuber, influencer. Acho que esports é um esporte sim. Exige treino, concentração, repetição. Sou totalmente a favor.”

Na primeira oportunidade de falar sobre o assunto, em uma entrevista a UOL, Ana Moser disse que esports é apenas entretenimento e não esporte. Inclusive, fez comparação com o treino que a Ivete Sangalo faz para poder cantar, e mesmo assim não pode ser considerada atleta.
Quando poderia melhorar sua imagem com os apaixonados e profissionais dos esports, Ana Moser, voltou a afirmar que esportes eletrônicos não são esportes, a atual ministra afirmou que, “esporte é movimento”.
Capa: Reprodução