Brasileiros buscam trazer troféu de volta ao país após dominarem o cenário há alguns anos
A ESL Pro League começa nesta quarta-feira (30) e essa será a 18ª edição de um dos maiores torneios mundiais de Counter-Strike. Três equipes brasileiras, FURIA, MIBR e Imperial, disputarão o título em Malta. Elas buscarão trazer o troféu de volta ao Brasil, que já foi campeão duas vezes na época da LG/SK Gaming, quando a equipe dominou o cenário.
Naquela época, a equipe liderada por Gabriel “FalleN” Toledo e contava com Fernando “fer” Alvarenga, Marcelo “coldzera” David, Epitácio “TACO” de Melo e Lincoln “fnx” Lau. O último nome foi substituído por João “felps” Vasconcellos e depois por Ricardo “boltz” Prass, mas a equipe manteve o mesmo nível e ganhando títulos.
No primeiro título, em 2016, quando ainda representavam a Luminosity Gaming, o campeonato ainda contava com apenas oito equipes, diferentemente de hoje, onde a competição conta com 32 equipes. Naquela ocasião as equipes foram divididos em dois grupos com quatro equipes cada, os brasileiros avançaram em segundo lugar, perdendo apenas para a G2. Na semifinal contra Ninjas in Pyjamas, acabaram vencendo por 2 a 1 e reencontrou o revés de seu grupo, em uma revanche, ganhou por 3 a 2, levantando o primeiro título.
Já em 2017, agora representando a SK Gaming e com a adição de boltz na equipe, os brasileiros venceram o título novamente. Com um aumento para 12 equipes, o campeonato continuou com dois grupos, mas de seis equipes cada: os brasileiros, por se classificarem em primeiro lugar, foram diretamente para a semifinal. Após esperarem o confronto das quartas, venceram a Misfits Gaming, e na grande final venceram a Faze Clan por 3 a 1, que contava com nomes como Olof “olofmeister” Kajbjer, Ladislav “GuardiaN” Kovács e Nikola “NiKo” Kovač.
Lista de brasileiros campeões da ESL Pro League:
Gabriel “FalleN” Toledo – 2016 e 2017
Fernando “fer” Alvarenga – 2016 e 2017
Marcelo “coldzera” David – 2016 e 2017
Epitácio “TACO” de Mel – 2016 e 2017
Lincoln “fnx” Lau – 2016
Ricardo “boltz” Prass – 2017
Desde então, nenhum brasileiro venceu esse título. As organizações com mais títulos pertencem a três equipes: Astralis, FaZe Clan e Fnatic, cada uma com dois. A Team Liquid foi quem mais chegou em finais, com quatro, mas venceu apenas uma.
A ESL Pro League começará em 30 de agosto e a grande final está marcada para 1º de outubro. A FURIA estreará no grupo A contra a Movistar Riders, enquanto o MIBR jogará contra a MOUZ no grupo B. Por fim, a Imperial enfrentará a Fnatic no grupo C. O prêmio total é de US$ 850.000, o campeão receberá US$ 200.000 e uma vaga para a IEM Katowice 2024 e para as Blast World Finals 2023.
Capa: Luminosity conquistando a ESL Pro League Season 3 | HLTV