ESL fará investigação sobre aquisição da FaZe

Conflitos e o impacto na parceria da FaZe e Complexity

A ESL está atualmente em processo de revisão da planejada aquisição da FaZe Clan pela GameSquare, empresa controladora da Complexity. Este processo pode resultar em implicações que isso pode ter em relação aos torneios de Counter-Strike organizados pela própria empresa. A compra, que está programada para ser finalizada até o final deste ano, levanta preocupações devido à propriedade compartilhada de ambas as equipes de e-Sports.

As equipes de Counter-Strike da FaZe e da Complexity frequentemente competem nos mesmos eventos e mantêm parcerias com a ESL como parte do acordo conhecido como Louvre Agreement. Primeiramente, este acordo oferece aos parceiros vagas permanentes na ESL Pro League, além de uma parcela da receita dos torneios de alto nível da empresa.

Foto: Faze durante o media day BLAST Premier Fall Groups 2023 | @theMAKKU

Em comunicado à HLTV.org, a ESL explicou: “Estamos cientes da aquisição da FaZe Clan pela GameSquare e estamos atualmente examinando as possíveis implicações que isso pode ter em nossos torneios e em nossas relações comerciais. Se as descobertas desta revisão resultarem em alguma atualização, as anunciaremos oportunamente.”

A compra levanta preocupações que vão além dos torneios da ESL tanto a FaZe quanto a Complexity também mantêm parcerias com a BLAST. Além disso, estão atualmente no processo de qualificação para o PGL CS2 Copenhague Major, previsto para o primeiro trimestre de 2024.

É provável que, devido à propriedade compartilhada, essas equipes não possam competir juntas em torneios patrocinados pela Valve devido à política da desenvolvedora contra a propriedade compartilhada e conflitos de interesse.

A Valve também confirmou que, a partir de 2025, regras impedirão que equipes com proprietários em comum participem de “todos os eventos classificados”. Essa decisão faz parte dos esforços para manter um ecossistema de competições aberto e reduzir os formatos de franquias.

Isso coloca em destaque as implicações potenciais dessa aquisição no cenário competitivo de Counter-Strike. Por fim, a situação continuará sendo acompanhada de perto à medida que a revisão prossegue.

Capa: Faze e Complexity na final da IEM Sydney 2023 | @theMAKKU

Leia Mais:

Siga o Portal Counter-Strike no Instagram, TikTok, Twitter e YouTube e fique por dentro de tudo que acontece no universo do game.

Compartilhe:

Recomendado Para Você