Grandes expectativas e duas ausências marcantes
Na manhã desta quarta-feira (9), a ESL divulgou os convidados para a IEM Sydney. No entanto, há duas ausências importantes entre as equipes. Com várias organizações de destaque confirmadas diretamente para o evento e outras para as seletivas fechadas, Heroic e Astralis pegaram muitos de surpresa por não estarem incluídas na lista.
As equipes dinamarquesas ocupam posições elevadas tanto no ranking da HLTV quanto da ESL. Enquanto a Heroic lidera ambas as listas, Astralis ocupa o sexto e o oitavo lugar, respectivamente. Além disso, ambas avançaram para os playoffs da IEM Cologne 2023, enfrentando-se nas quartas de final do campeonato, o que aumenta ainda mais o mistério sobre a ausência delas.
The first round of invites for THE BIG REUNION at #IEM Sydney is confirmed 🦘@TeamVitality@ENCE@FaZeClan@G2Esports@natusvincere@mousesports @C9CSGO @GamerLegion @Monte_Esports@FNATIC@grayhoundgaming
— Intel® Extreme Masters (@IEM) August 9, 2023
The remaining slots will be filled via qualifier 👊 pic.twitter.com/artOPnUWYo
Apesar da surpresa e da provável decepção dos australianos com a ausência dessas organizações, não é incomum que equipes declinem convites para participar de torneios. Isso ocorre frequentemente para evitar sobrecarga de calendário, fadiga, burnout e outros motivos. Até o momento, não foi confirmado se ambas as equipes foram convidadas ou não, mas é difícil considerar a possibilidade de não estarem presentes, uma vez que são duas das principais equipes do mundo.
Além da Grayhound, há também jogadores australianos como Christopher “dexter” Nong e Justin “jks” Savage representando respectivamente a Fnatic e a G2. O campeonato contará com 16 organizações, sendo que, até o momento, 11 foram confirmadas por meio de convites. As outras cinco vagas serão preenchidas por meio de seletivas na Europa, América do Norte, Ásia e Oceania, onde equipes como Ninjas in Pyjamas, TheMongolZ e Complexity já receberam convites e aguardam as seletivas abertas para conhecer seus adversários.
Capa: Troféu IEM | Helena Kristiansson/ESL