CS atinge marca histórica de 1 milhão de jogadores por um ano após uma década de sucesso
O CS:GO está atingindo níveis de popularidade sem precedentes, mantendo uma base de jogadores com mais de 1 milhão de pessoas por um ano, algo que não acontecia desde sua estreia há uma década. Enquanto a tão aguardada sequência, CS2, pode ser lançada a qualquer momento, uma parte substancial da comunidade já fez a transição para o Source 2. No entanto, o CS:GO continua a quebrar recordes ao manter sua base de jogadores.
Em agosto de 2022, logo após seu décimo aniversário, o CS:GO reconquistou a marca de 1 milhão de jogadores. Desde então, o pico de jogadores simultâneos se manteve a cima desta marca, apesar da queda na média em junho e julho, em agosto de 2023, ela volta a subir. Contrariando todas as expectativas, o CS:GO manteve uma impressionante média de 1,5 milhão de jogadores simultâneos por um período de 12 meses.
Segundo os dados do SteamCharts, em agosto, o CS:GO registrou 1.556.326 jogadores ativos. Uma das razões para esse sucesso contínuo pode ser atribuída à antecipação em torno do CS2. A Valve optou por distribuir o acesso à versão beta de maneira restrita, permitindo que jogadores que participaram de partidas competitivas entrassem no grupo seleto, excluindo aqueles que preferiam plataformas como FACEIT. Esse critério incentivou muitos jogadores a retornarem ao CS:GO para garantir seu lugar na beta.
Em uma postagem recente em seu blog, a Valve reforçou a ideia de que apenas jogadores com classificação são elegíveis para o CS2, o que levou mais jogadores a voltarem ao Steam para reativar suas classificações que estavam inativas. Isso explica o aumento no número de jogadores que estão retornando ao CS:GO, visando transferir suas configurações para o aguardado CS2. De qualquer forma, esse marco representa um reconhecimento do árduo trabalho da Valve antes do lançamento da sequência tão esperada.
Capa: Reprodução