As decisões polemicas da equipe russa que fizeram o campeão do Major do Rio se tornar apenas uma equipe coadjuvante em grandes eventos
Após a conquista do IEM Rio Major 2022, a Outsiders que contava com o elenco da Virtus.pro, fez uma alteração em sua lineup que levantou diversos questionamentos por parte da comunidade e analistas. Naquela ocasião, David “n0rb3r7” Danielyan que havia tido papel importante na caminhada até o maior título da modalidade, foi retirado da equipe.
Tempos depois, a equipe voltou a atuar sob o nome da Virtus.pro e se quer conseguiu resultados parecidos com os que foram conquistados utilizando o antigo nome provisório. Com os fracassos acumulados em diversas competições, os questionamentos sobre a saída de n0rb3r7 aumentavam. A organização tentou outras alternativas para o lugar do jogador como, por exemplo, a adição de Aleksandr “KaiR0N-” Anashkin, mas não tiveram muito sucesso.
O jovem jogador vestiu a camisa da equipe por pouco tempo e foi substituído no meio do RMR Europeu A do Major de Paris, o que revoltou parte de cenário, pois a atitude tomada pela organização não parecia profissional e muito menos ética. O substituto de KaiR0N- foi n0rb3r7, que meses antes tinha perdido seu lugar na equipe para a jovem promessa russa. A alteração de jogadores foi tão confusa, que até mesmo Oleksander “s1mple” Kostyliev saiu em defesa de KaiR0N-.
Agora, n0rb3r7 retorna ao time no qual ajudou a levantar o troféu mais importante da história da organização. Nikolay Petrosyan, CEO da Virtus.pro, explicou o motivo do retorno do jogador de 22 anos.
Inicialmente, declaramos que David continua sendo um jogador no elenco principal do CS:GO. Assim que ele se recuperou da lesão, imediatamente o colocando no time. Gostaria de agradecer Alexey “Qikert” Golubev por seu profissionalismo e dedicação. Ele mais uma vez confirmou seu alto nível de jogo em Riad. Mas agora estamos voltando composição com a qual planejamos trabalhar a longo prazo.
Quero falar mais sobre os pré-requisitos para tal decisão. Após os resultados do BLAST Premier World Final 2022 no ano passado, nos encontramos em uma encruzilhada. Inicialmente, a direção do clube e a comissão técnica (que na época incluía Jame e dastan) planejavam substituir Qikert, mas no último momento a comissão técnica conseguiu convencer a direção de que substituir n0rb3r7 seria mais eficaz. Acabou sendo uma decisão infeliz, devido à isso perdemos mais de seis meses.
Mais uma vez, apreciamos muito Qikert, ele é um grande jogador. Mas entendemos que, por jogar no mesmo time por muitos anos, até mesmo os profissionais perdem a motivação, se esgotam e buscam novos desafios. Portanto, embora Qikert ainda esteja vinculado ao clube por um contrato de longo prazo, estamos abertos a sugestões e prontos para considerar várias opções para sua transferência.
O próximo compromisso da Virtus.pro é pela PARI Dunav Party 2023, torneio que conta apenas com times russos e terá uma premiação total de$ 50 mil.
Capa: Radosław Makuch/IEM Rio Major 2022