Andrii “B1ad3” Horodenskiy técnico da NAVI, deu sua opinião sobre o desempenho da equipe na IEM Katowice 2023. Em entrevista ao player.com.ua, o técnico elogiou Andrii “npl” Kukharskyi por seu progresso e disse o motivo do time não ter continuado com Viktor “sdy” Orudzhev.
A NAVI teve que tomar uma decisão sobre sua escalação, após usar sdy na sua equipe principal o jogador foi trocado por npl na BLAST Premier World Final, torneio este que foi o último de 2022.
Alguns fãs apontaram que o motivo por trás da mudança foi o desempenho médio de sdy ao longo de sua curta passagem pelo NAVI. O ucraniano teve uma média de 1,00 enquanto atuava ao lado de s1mple, segundo base de dados da HLTV.org. Mas, segundo o B1ad3, o motivo foi a idade de sdy e a filosofia da NAVI na contratação de jogadores.
“Sdy queria continuar com um contrato mais ou menos longo, mas vimos o futuro com jogadores jovens, não com ele. Eu não acho que ele vai se desenvolver significativamente. Ele pode melhorar um pouco, mas não se encaixou no nosso estilo com suas habilidades e estilo de jogo. Nunca contrataríamos um jogador com mais de 25 anos. Claro, ele teria uma chance se jogasse incrivelmente e não cometesse erros. Claro, nós o teríamos mantido”.
Para B1ad3, npl ainda pode progredir e se tornar um jogador muito melhor. Ele é o segundo jogador da NAVI Junior que conquistou uma vaga em tempo integral no time principal, o primeiro foi Valeriy “b1t” Vakhovskiy recebeu a mesma oportunidade em 2021 e se tornou um dos melhores riflers de CS:GO do mundo. O coach ainda disse que m0NESY poderia ter chegado ao time principal também, mas a NAVI estava muito bem no final de 2021 e ele não se encaixava no time.
Jogando com npl ao invés de sdy, a NAVI conseguiu uma vaga na BLAST Premier Spring Final e posteriormente alcançou as semifinais da IEM Katowice 2023. Segundo dados da HLTV.org, npl tem uma média de 0,93 após 26 mapas jogados em 2023.
Capa: Josip Brtan / IEM Cologne 2022