A adaptação de arT em nova função na FURIA
A FURIA passou por uma reformulação no elenco em julho, durante o player break, não só com a chegada de jogadores, mas com funções e táticas daqueles que ficaram. Com o Gabriel “Fallen” Toledo e Marcelo “chelo” Cespedes, o Andrei “arT” Piovezan, que até então era o IGL da equipe, cedeu para o Professor assumir a capitania.
Durante uma entrevista que o jogador fez com a DRAFT5, comentou sobre esta transição e a sua adaptação com os novos jogadores. Além de comentar sobre o impacto no pessoal durante este novo momento da equipe.
A posição de capitão em uma equipe nunca foi uma questão de ego, conforme ressaltado por arT. Como líder, o In-Game Leader assume diversas responsabilidades. Após uma derrota para a EG Black na BLAST Premier Spring Showdown, a equipe começou a considerar alternar a função de capitão.
“Nós já havíamos tentado diferentes abordagens estratégicas, jogar de forma mais lenta e, a partir da derrota para a EG Black, surgiu a sugestão, tanto minha quanto do guerri, de alternar a liderança entre os mapas”, explicou o jogador. Ele sentia que estava sobrecarregado com múltiplas funções e que precisava de uma segunda voz para auxiliá-lo.
A decisão de alternar a função de capitão foi tomada pela equipe antes mesmo das negociações com FalleN. ArT enfatizou que essa mudança afetou mais seu nível pessoal do que seu orgulho, já que sua paixão estava em vencer. Ele admitiu que às vezes se sentia impotente quando não era o capitão, mas sabia que precisava lidar com essa sensação da melhor maneira possível.
Para ele, ser capitão não era uma questão de ego, mas sim de desejo de vitória. A equipe buscou alternativas para melhorar seu desempenho e o jogador lidou com a transição, reconhecendo que sua prioridade era o sucesso da equipe.”Eu tenho uma gana de querer ganhar. E aí isso me incomoda às vezes quando eu não sou capitão, que eu me sinto um pouco impotente. (…) Então me preocupava um pouco, mas era uma parada mais minha, que eu tinha que lidar.”
O próximo compromisso da FURIA será os playoffs da ESL Pro League Season 18, que começa dia 26. Os brasileiros ainda não sabem quem irá enfrentar, estão aguardando encerrar os jogos do Grupo D. Logo após, dia 4 de outubro, terão a oportunidade de tentar a classificação para a Blast Premier Fall Finals 2023, no American Showdown, estreando contra a Legacy, ex-Fake Natty.
Capa: arT durante a IEM Rio 223 | @theMAKKU