Co-proprietário do Virtus.pro morre aos 40 anos

Uma perda sentida no cenário de esportes eletrônicos russo

Co-proprietário e fundador da Virtus.pro e Esforce Holding, Anton “Sneg1” Cherepennikov, uma das maiores figuras do cenário de esportes eletrônicos na Rússia no passado, faleceu aos 40 anos. A causa suposta de sua morte é um ataque cardíaco. A notícia foi divulgada no canal oficial de Telegram de sua empresa, ICS Holding.

“Com grande tristeza, informamos que no sábado, 22 de julho, aos 40 anos de idade, faleceu Anton Andreevich Cherepennikov, chefe da ICS Holding, um conhecido empresário tecnológico russo. Todos lamentamos esta perda.” – anunciou a equipe de comunicação da ICS Holding. “Hoje, aos 40 anos de idade, faleceu o lendário Sneg1, Anton Cherepennikov. O homem que trouxe a Virtus.pro de volta à vida em 2011 e formou elencos campeões em Dota 2 e CS:GO. Obrigado por tudo, Sneg1. A Virtus.pro sempre lembrará de você.” – declararam representantes da organização no Twitter.

Sneg1 começou sua carreira nos esportes eletrônicos com Quake, migrando posteriormente para o CS 1.6. Ele conquistou o 3º lugar com a IronWill no qualificatório da WCG 2010, jogando ao lado do atual analista da Cloud9, Ivan “F_1N” Kochugov. Mais tarde, Sneg1 criou e fundou a Virtus.pro, liderando a organização até 2019.

Em 2011, a organização chegou a ser encerrada, mas foi reaberta com o empenho de Sneg1. Foi graças a ele que, no início de 2014, o clube reuniu jogadores como Wiktor “TaZ” Wojtas, Jarosław “pashaBiceps” Jarząbkowski, Filip “NEO” Kubski, Janusz “Snax” Pogorzelski e Paweł “byali” Bieliński. Essa equipe dominou o cenário competitivo de Counter-Strike, conquistando até o ESL Major Series One Katowice 2014, marcando um dos momentos mais vitoriosos da organização.

Em 2015, ele fundou a holding EsForce, que incluía entidades como Epic Esports Events, organizadora dos torneios EPICENTER, RuHub, uma empresa de transmissão de competições de esportes eletrônicos em russo, e a arena Yota em Moscou, além da própria Virtus.pro. Três anos depois, a holding foi adquirida pelo grupo Mail.ru.

Em 2019, Sneg1 deixou seu cargo na Virtus.pro para se dedicar exclusivamente aos negócios, afastando-se do mundo dos esportes eletrônicos. Nos anos de 2020 a 2022, a ICS Holding, fundada por ele, foi a principal patrocinadora do clube de futebol CSKA Moscou.

No entanto, Sneg1 também teve suas polêmicas. Este ano, ele foi sancionado pelos EUA devido a acusações de afiliação ao governo russo. Isso ocorreu porque a holding EsForce foi criada, em parte, por iniciativa da VK, que possui fortes laços com entidades como Rostec, Songaz e Gazprom, que ainda hoje apoiam a invasão criminosa da Federação Russa na Ucrânia.

Capa: Reprodução Virtus.Pro

Leia Mais:

Siga o Portal Counter-Strike no Instagram, TikTok, Twitter e YouTube e fique por dentro de tudo que acontece no universo do game.

Compartilhe:

Recomendado Para Você